01 jul Tipos de manutenções industriais e quando aplicá-las.
As manutenções industriais servem como medida para fiscalizar e manter suas máquinas (sejam elas do setor agrícola, mecânico ou automotivo) em um estado adequado de uso e funcionamento e, com isso prolongar a vida util do equipamento.
Elas também são um dever da empresa, visto que buscam também prevenir os acidentes com os colaboradores e a proteção do meio ambiente. Ou seja, é preciso conhecer e entender os seus equipamentos e as formas de manutenção necessárias para mantê-los seguros para todos.
Com isso, trazemos aqui um panorama base para os tipos de manutenção e quando elas devem ser aplicadas:
Manutenção preditiva: está associada a previsão de falhas e visa observar e reter conhecimentos sobre o estado da estrutura de uma máquina para melhorar seu uso e aumentar seu tempo de vida. A previsão é baseada em dados coletados pela equipe especializada com aparelhos medidores de questões como temperatura, grau de vibração, entre outros. Ou seja, ela detecta possíveis falhas e problemas antes deles acontecerem.
Manutenção preventiva: associado às paradas programadas, serve para prevenir possíveis riscos com equipamentos encontrando falhas que já existem mas ainda não estão em níveis críticos, possibilitando sua manutenção e evitando danos adicionais.
Manutenção corretiva: busca corrigir erros que já ocorreram, minimizando as complicações com a máquina. Essa deve ser a última forma de manutenção a ser realizada como uma medida de emergência. Está associada a falhas potenciais do equipamento, como pequenos vazamentos e questões que ainda podem ser corrigidas.
Ou seja, manter a manutenção das suas máquinas em dia é de extrema importância para evitar acidentes e garantir o funcionamento fluído do seu negócio. E agora que você sabe um pouco mais sobre cada tipo, fica mais fácil manter uma rotina de prevenção!