30 nov O que é intralogística?
Transporte, entrega, coleta são processos da logística. Mas o que seria a tal da intralogística?
Intralogística ou logística in house, como também é conhecida, sãos as atividades de movimentação de materiais dentro das unidades fabris, armazéns e centros de distribuição ou galpão logístico. Ou seja, tudo que acontece com o produto antes dele sair para o cliente.
Pensar na intralogística é garantir o perfeito funcionamento da distribuição de todos os insumos necessários para o bom funcionamento da organização. Dessa forma, é possível atender às necessidades dos colaboradores e oferecer as melhores condições de trabalho para eles, o que contribui para qualidade do produto final.
Todavia, é importante observar que as soluções de intralogística vão além do uso de ferramentas e tecnologias de manuseio de materiais. Não se trata de, basicamente, orientar os operadores dos centros de distribuição por meio de tarefas específicas, como: recebimento; coleta e envio; mecanização de processos; armazenamento e recuperação; empacotamento e classificação.
Dentre as vantagens de olhar para a intralogística, estão as melhorias na infraestrutura da companhia, uma vez que ela organiza todas as tarefas e acomoda melhor os recursos. Além disso, ao aplicar a intralogística em seu negócio, gastos desnecessários logo aparecerão na planilha de custos, possibilitando que a gestão identifique onde pode economizar.
Para linhas gerais, a intralogística aumenta a confiabilidade e precisão na gestão de armazém, controle de estoque, atendimento de pedidos, gerenciamento de transporte, entre outros processos.