16 jan Lubrificação: cuidando da vida útil do maquinário
Realizar a lubrificação do maquinário é de suma importância, assim como de que maneira esta é feita. Os diversos conjuntos mecânicos dos maquinários utilizados na indústria e na agricultura requerem permanente lubrificação para funcionar corretamente e ter o desempenho esperado e, acima de tudo, garantir uma vida útil prolongada.
Além disso, podemos elencar como principais vantagens da lubrificação a redução do atrito e do desgaste, a dissipação do calor, a prevenção contra a oxidação e elementos nocivos.
A função básica da lubrificação é a redução de atrito entre duas superfícies dotadas de movimento. Desta forma, coloca-se o lubrificante entre ambas, estes pode ser em óleo ou graxa.
Mas, qual a diferença entre a lubrificação em óleo e em graxa?
Os lubrificantes graxos são relativamente fáceis de manusear e requerem somente os mais simples dos dispositivos de vedação. Por essas razões, a graxa é o lubrificante mais comum. Estas são compostas de uma base de óleo mineral ou de uma base de óleo sintético. A essas bases são acrescentados espessantes e outros aditivos. As propriedades de todas as graxas lubrificantes são determinadas, principalmente, pelo tipo de óleo-base utilizado, e pela combinação dos espessantes e dos vários aditivos.
A lubrificação com óleo é indicada para peças nas quais se requer que o calor gerado, ou o calor proveniente de outras fontes, seja extraído e dissipado para fora, porém os sistemas de lubrificação com óleo demandam uma maior complexidade na sua construção, pois como a viscosidade do óleo é mais baixa do que da graxa é mais difícil de controlar sua utilização, podendo acarretar perda de lubrificante no sistema.
Na Fraiberg vocês encontra uma linha completa de lubrificantes, entre em contato: comercial@fraiberg.com.br ou (51) 3013.0035