Previsão de Demanda: como isso pode ajudar?

Previsão de Demanda: como isso pode ajudar?

Pecar pelo excesso ou pela escassez? Qual tal não pecar por nenhum dos dois? 

 

A previsão de demanda é uma ferramenta capaz de prever o estoque futuro da sua organização. Essa estratégia se fundamenta em análises realizadas com base no histórico do seu negócio ou até mesmo por especialistas.

Essa metodologia empresarial é essencial para as organizações, pois serve de ponto de partida para diversos controles, como planejamento do fluxo de caixa, planejamento da produção e vendas, controle de estoques e compras. Uma boa previsão de demanda pode proporcionar à empresa uma vantagem competitiva, visto que sua utilização auxilia na tomada de decisão.

Para cada tipo de negócio o balizador da previsão de demanda pode variar. Por exemplo, em algumas empresas o marketing é quem auxilia nesta questão, em outras, o setor de vendas, ou então o de compras. 

O importante é elencar alguns critérios quantitativos e qualitativos para prever a demanda dentro do mês, trimestre, semestre ou ano. 

Prever demandas e gerir o seu estoque desta forma promove a melhoria da rotina operacional, tanto interna quanto externa, em conformidade com as verificações mercadológicas. 

 

Alguns pontos positivos da previsão de demanda: 

Os gestores terão um melhor embasamento do negócio, sendo capazes de tomar decisões em relação à precificação dos produtos e serviços prestados pela organização.

Análises que auxiliam na elaboração dos planos de ação podem ser realizadas com a finalidade de minimizar o desperdício e a insuficiência de materiais e produtos no processo produtivo. Desta forma, diminuindo as riscos que podem afetar a rentabilidade e a competitividade da empresa. 

A previsão de demanda auxilia na otimização dos investimentos, pois prevendo a quantidade de material necessário, diminui-se gastos com estocagem, transporte, pedidos, etc

Possibilidade de trabalhar com estimativas, o que permite que o controle de custos seja mais eficaz. Assim, se torna possível reduzir investimentos, despesas, escala de produção, etc.