O que são peças de stand by?

O que são peças de stand by?

Hoje, mais do que nunca, a máquina não pode parar. As peças de stand by  permitem uma agilidade dos colaboradores em disponibilizar peças para que os ativos, em caso de falha, voltem a operar com mais rapidez.

A expressão em inglês “stand by” significa estar em espera, o que traduz muito bem o que essas peças fazem: esperam para ser usadas em casos de emergência. Normalmente o conjunto de peças de stand by são itens mecânicos que desempenham uma função primordial no conjunto da máquina, ou seja, sem aquele componente a máquina pode parar ou prejudicar a produção. 

Certo, mas afinal, o que são essas peças de stand by? As peças de stand-by são equipamentos e conjuntos dentro de uma determinada máquina de suma importância para o processo. Exemplos: Motores em geral, cilindros hidráulicos, comandos hidráulicos, redutores, dentre outros. Essas peças tem características próprias dentro de um almoxarifado ou estoque. Normalmente, existe um controle específico para as mesma.

As peças de stand by, são:

– Não descartáveis;
Normalmente, as peças de stand-by tem um “tempo de vida útil”, que pode ser mensurado de acordo com a utilização na máquina. Este tempo, deve ser calculado e previsto.
– Pode ser reformada; 
Por serem peças de caras, as mesmas podem passar por recondicionamento ou algum outro processo de recuperação para prolongar a sua vida útil.
Precisam ser controlados;
O controle dessas peças deve se mais criterioso. Todas as atividades como troca, reparos, descartes, devem ser registrados. E por sua vez, essas informações devem ser de conhecimento da equipe.
Descarte adequado;
Como as peças de stand-by possuem um auto grau de componentes internos e de lubrificação, seu descarte deve ser realizado de forma apropriada, seguindo todas as normas ambientais vigentes.